quarta-feira, fevereiro 26, 2014

DAVI E A ARCA DA ALIANÇA.

1crônicas 15:2
A MANEIRA CERTA PARA TRAZER "A ARCA DA ALIANÇA" DE VOLTA PARA ISRAEL, SERIA NOS OMBROS DOS LEVITAS.
-Existe uma maneira certa de fazer as coisas; e, muitas erradas. 
Tudo tem regra para ser feito corretamente, até para montar uma estante é preciso seguir as instruções. A disciplina é fundamental para quem quer cumprir as regras, mas tem sempre alguém que acha que basta seguir seu instinto privilegiadíssimo, seu faro infalível que vai superar a questão técnica, mas isso é palpite e ledo engano.
O entusiasmo, o rompante, a ignorância na matéria tem levado muita gente boa a cometer erros primários. Foi o que aconteceu com o rei Davi.
Davi era um homem segundo o coração de Deus; e, muito antes dos dias de seu reinado, aconteceu um incidente muito ruim em Israel.1 Samuel 4:2, Eram os dias do sacerdote Eli; Samuel, o profeta e juiz, ainda era apenas um garoto que servia no templo.
Houve uma grande batalha (gerra) e os filisteus prevaleceram contra Israel e feriram uns quatro mil homens, então os dois  filhos de Eli, Hofni e Finéias, que eram sacerdotes, porém, viviam em pecados e não eram obedientes à  Deus; eles   chegaram à conclusão de que deveriam levar a Arca da Aliança, que estava  em Siló, até o arraial dos hebreus, com a intenção de evitar uma derrota ainda maior e assim o fizeram.1Samuel. 4:4.

Só que tinha um problema e eles não pensaram nisso; a Arca da Aliança não era itinerante, nem amuleto e não deveria sair de seu lugar no meio de Israel onde se encontrava; mas aqueles dois homens não consideraram as regras e levaram a Arca. Foi um grave erro. -Primeiro, Deus não mandou mudar o domicílio da Arca. Segundo, o povo de Israel estava em pecado e por isso perdeu vergonhosamente a batalha para os filisteus e a pior parte: Os filisteus levaram com eles a Arca da Aliança. É bem como se diz: Além da queda o coice. Agora Israel estava derrotado, humilhado e furtado em seu símbolo maior, "a Arca da Aliança." 1Samuel. 4:5
Como se sabe, Deus resolveu este problema sozinho, até porque, Deus não precisa de ajudadores e nem de zeladores de Sua Obra. A coisa ficou muito  feia para os filisteus e para o deus deles, "Dagom", a Arca foi colocada no templo de Dagom, para azar dele, e aí a humilhação foi total. 1Sam. capítulos 4 e 5 descreve essa história.
Humilhados, os filisteus resolveram se livrar da Arca, temendo que coisas piores viessem a acontecer, então a Arca foi devolvida à Israel em Bete-Semes e os hebreus se alegraram muito, mas a Arca ainda não estava em Jerusalém e ninguém sabia como levá-la à cidade de Davi.
Muito tempo depois o rei Davi, resolveu ir buscar a Arca da Aliança e convocou todo o povo para ir com ele. Foi muita gente, todo mundo alegre, havia cânticos, harpas, saltérios, tamborins, címbalos, trombetas e toda sorte de instrumentos musicais da época.
1crônicas 13: 5 a 10.Davi mandou fazer um carro de bois novinho para carregar a preciosa carga e designou dois homens para guiar o carro, Uzá e Aió. A festa estava lindona e Davi vinha bem na frente do povo louvando a Deus e dançando. Até aí estava tudo bem, porém, os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão para segurar a Arca e foi fulminado por Deus. Isso mesmo, Uzá morreu, porque estendeu a mão e tocou na Arca. Deus não gostou nadinha daquilo.

Nem preciso dizer que a festa acabou na hora. Davi ficou profundamente triste, afinal, de boas intenções o inferno está cheio. Não adianta você ter boas intenções, se você não segue as regras de Deus, aquilo tudo parecia maravilhoso, mas a Lei de Moisés diz claramente que só quem pode tocar na Arca da Aliança são os levitas e, só depois de se purificarem; outra coisa muito importante:  "A Arca só poderia ser transportada nos ombros dos levitas."

Aquele carro de bois novinho, não fazia parte da regra. Os melhores condutores de carro de bois de toda Israel, Uzá e Aió, eram excelentes no ofício, mas, não eram levitas. A Lei Mosaica era meticulosa quanto ao transporte da Arca, a Arca deveria ser  levada nos ombros dos levitas, filhos de Coate. Havia todo um ritual instituído por Deus, que não podia ser ignorado, mas Davi não leu o MANUAL DE INSTRUÇÃO, não procurou saber qual a maneira correta de transportar "o símbolo de Deus" no meio do Seu povo.

Isso acontece sempre, a Bíblia é o nosso manual de INSTRUÇÃO, porém, a grande maioria das pessoas erra por não conhecê-la. Davi não foi o primeiro e nem o último homem coberto de boas intenções, porém, ignorante das regras que Deus estabeleceu.

Pois bem. Davi amava a Deus com sinceridade e ficou profundamente triste com o incidente com Uzá, pior que isso, Davi ficou preocupado, perguntando como ele faria o transporte da Arca. A resposta estava na lei e tudo bem detalhadinho, bem mastigadinho.

Diante da trágica tentativa de levar a Arca para Jerusalém, Davi resolveu suspender a operação transporte e deixou a Arca na casa de Obede-Edom e sabe o que aconteceu com Obede? Ele foi muito abençoado com a presença da Arca em sua casa, veja: “Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.” (I Crônicas 13:14).

Três meses depois Davi descobriu como deveria transportar a Arca e fez tudo de acordo com a lei de Moisés; então ele convocou todos os sacerdotes e levitas e disse: “Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado.” (1 Crônicas 15:12). Pronto:- deu tudo certo.

A festa foi preparada com muito cuidado e agora, de acordo com o MANUAL DE INSTRUÇÕES. Davi vinha bem na frente, vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e também os cantores. Por último vinha todo o povo de Israel fazendo subir a Arca da Aliança do SENHOR, com grande júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. E assim, a Arca chegou a salvo em Jerusalém e Davi sacrificou muitos animais para louvar ao Senhor.

Deu tudo certo a partir do  momento que foram obedecidas as regras para transportar a Arca da Aliança. Na vida espiritual acontece da mesma forma, quem não conhece a Deus, quem não obedece a Deus, jamais será capaz de amá-lo, quem não lê a Bíblia, quem não conhece a Bíblia, não pode saber como agradar a Deus. Amém?

Nós (seres humanos) somos capazes de odiar o que não conhecemos, sem maiores explicações, na maior cara de pau, mas somos incapazes de amar o desconhecido. Do respeito, Do conhecimento, Da admiração procedem o verdadeiro amor.
A questão que se faz importante: é saber como se faz para conhecer a Deus, não é? A resposta é bem simples. O próprio Senhor Jesus disse que quem conhece a Ele, conhece aquele que o enviou: “Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.” (João 8:19). Quem conhece Jesus, conhece Deus Pai e tem o Espírito Santo em seu coração.

Conhecer Jesus só é possível a partir de uma decisão de entregar a Ele o seu coração, aí Ele se revela em sua vida através de coisas, situações e pessoas. Se eu tivesse mil vidas e mil corações, seriam todos de Jesus, mas cada um de nós só tem uma vida e um só coração, por isso é tão importante colocar nosso único coração nas mãos certas.

A Arca da Aliança é um símbolo daqueles que amam a Deus e são feitos Seus filhos, porque assim como ninguém podia tocar na Arca, ninguém pode tocar em nossa vida sem a expressa autorização de Deus. Nós somos o templo do Espírito Santo, somos preciosos aos olhos do Senhor. Ainda que você seja desprezado, isso não importa, existe um Deus em sua vida e para Ele você é muito importante, tanto é que Ele mandou Seu Único Filho morrer em seu lugar. Amém e Glórias à Deus.

ww.sombradoOnipotenteblogspot.com."

7 comentários:

Gratidão disse...

Graça e Paz!
Amado irmão Celinho, agradeço imensamente seu comentário e já enviei e.mail com algumas instruções.
O e.mail do Blog Sombra do Onipotente é: umcertogalileu@gmail.com
Shalom!

Diácono Celio A. Ferreira disse...

Amém e glorias à Deus.

Unknown disse...

Glória a Deus

Unknown disse...

Paz amiha, muito bom .
Mas senti falta das referencias das passagens citadas como contexto.
Mas realment muito bom.

Unknown disse...

GLÓRIA a DEUS.

Unknown disse...

Aleluia Glória a Deus este estudo mim edificou bastante obrigado pó estes estudos tão maravilhoso que levar agente despretar para buscar a palavra de Deus que é tão eficaz tão nutritiva que preencher as lacunas do coração

Unknown disse...

E descobrir poder de Deus a uma pessoa que passou vinte anos com a arca da aliança e outro três meses a deferência de quem tem compromisso e do que não tem

O grande desejo de Deus!

  Ev. S Marcos 16: 15/16   -  Jesus ordenou aos seus discípulos.. Jesus disse aos seus   discípulos: Ide por todo o mundo e anunciai o Evang...